Quando o rei Davi apresenta seu filho como seu sucessor, ele convoca todas as autoridades de Israel e faz um discurso, ou melhor, uma exposição do seu desejo de construir um templo, sobre como se tornou rei de Israel, o porquê de Salomão ser o próximo rei – pedindo que o ajudem na execução da obra do templo, uma vez que Salomão é jovem – além de falar da oferta que fez para a construção do mesmo, dando oportunidade, também, para todos aqueles que querem ofertar para essa grandiosa obra. Podemos ver isso em 1 Crônicas 28.1 – 29.9.
Contudo, vamos, nesse esboço, analisar algumas verdades e princípios que estão nos versículos 9 e 10 de 1 Crônicas cap. 28.
“(...)Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ELE DEIXARÁ ACHAR-SE POR TI, se o deixares, Ele te rejeitará para sempre. Agora, pois atende a tudo, porque o Senhor te escolheu para edificares casa para o santuário; sê forte e faze a obra.”
1ª verdade/ princípio: CONHECE O DEUS TEU PAI. Nossos filhos seguirão ao nosso Deus e serão verdadeiros discípulos se nos verem viver para Deus e andar em seus caminhos, como homens ou mulheres fiéis. Isso se processará a andar de perto com eles, uma vez que verão a maneira como lidamos com os problemas, com as pessoas e como nos relacionamos como Deus. Infelizmente esse é um princípio muito negligenciado hoje em dia. Muitos pais querem ver seus filhos servindo ao Senhor, mas não são MODELO de vida e dedicação à Deus. Em Deuteronômio 6.6 -12, a orientação dada por Moisés aos filhos de Israel não se referia apenas ao ensinar, mas ao ser exemplo também. Podemos ensinar os nossos filhos a ler a Bíblia, a orar, a ser educados com as pessoas, pacientes, honestos, etc., mas, no final das contas, no geral, SERÃO O QUE NÓS SOMOS! Em provérbios 22.6, também vemos uma orientação aos pais para ensinarem seus filhos, com a perspectiva de que quando se tornarem adultos, não se desviarão dos caminhos ensinados. Uma coisa que deve ficar claro, é que o ensino não é algo meramente oral. Deve, para que alcance o resultado esperado, ser também prático, o que significa que ensinamos falando e mostrando como fazer. Sempre nossos filhos observarão nossa conduta. Em João 5.19, 20, o próprio Jesus afirma que só poderia fazer o que via o Pai fazer, confirmando que o ensino prático é muito importante e fundamental para os filhos. Diante desse princípio, vemos a importância de ser verdadeiros discípulos. Como Deus é bom, não estamos só nessa jornada e temos discipuladores, que nos pastorearão com o intuito de vivermos o Reino primeiro em nossa casa para podermos alcançar às nações.
2ª verdade/ princípio: SERVE-O DE CORAÇÃO ÍNTEGRO E ALMA VOLUNTÁRIA. Deus sempre quis que o homem o servisse de todo o coração, pois dessa forma não estaria divido, entre Deus e qualquer outra coisa, e poderia compreender todos os seus ensinos e ser bem-sucedido em todas as áreas. Podemos até levar em conta o povo de Israel no deserto. Porque o povo pereceu lá? Se olharmos com cuidado e atenção, perceberemos que não havia integridade neles, uma vez que seus corações ainda estavam no Egito (Êxodo 14.11, 12; Êxodo 16.3; Êxodo 17.3; Números 11.5, 6; Números 14.2, 3; Números 21. 4, 5). Dessa forma, podemos perceber que quando algo ou alguém ainda ocupa, mesmo que seja um pequeno lugar em nosso coração, não conseguimos servir à Deus. Podemos lembra aqui também, da história do jovem rico (Mateus 19.16 – 22). Não foi seu coração, ainda preso nas riquezas que o impediu de seguir Jesus? A integridade ou inteireza de coração é fundamental para seguirmos ao senhor! Por outro lado, também necessitamos de uma alma voluntária, ou seja, o de segui e servi a Jesus por vontade própria, sem ser forçado ou coagido por ninguém. Podemos lembrar aqui da parábola do filho pródigo (Lucas 15.11 – 32), não adiantava obrigá-lo a ficar. Se ficasse, tudo que fizesse seria mal feito, uma vez que não teria mais prazer e satisfação em estar e servir a seu pai. Lembremos que quando pensa em voltar, ele lembra de como o pai tratava os servos, indicando a bondade e
generosidade do pai. Hoje só tem como seguir verdadeiramente à jesus, se tivermos uma alma voluntária, uma vez que não temos recompensa entre os homens, nem somos dignos de reconhecimento pelo que fazemos.
3ª verdade/ princípio: O SENHOR ESQUADRINHA TODOS OS CORAÇÕES E PENETRA TODOS OS DESÍGNIOS DOS PENSAMENTOS. Deus sabe tudo o que se passa dento de nó, ainda que possamos disfarçar aos homens, não temos como nos esconder aos olhos de Deus. Na história de Caim e Abel, Caim já estava mal-intencionado para com seu irmão. Embora esse não soubesse ou percebesse, Deus sabia e despertou ao Caim (Gênesis 4.5 – 7). Contudo, como já sabemos, ele preferiu dar vazão a sua vontade. Não podemos esquecer que o pecado reside em nós e as intenções de nosso coração é inteiramente má (Gênesis 6.5; Gênesis 8.21), pois visa apenas o nosso bem-estar. A rebeldia nos levou ao egoísmo e a falta de amor para com o próximo. Deus sabe todos os nossos pensamentos mesmo antes deles chegarem a ser expostos pelos nossos lábios (Salmo 139.1 – 5). Não podemos esquecer que nosso coração é enganoso (Jeremias 17.9, 10) e por isso precisamos preenche-lo da Palavra de Deus e de Suas verdades, para que cada ação e comportamento nosso direcionado pelos princípios de Deus e não pelos nossos pensamentos e/ou achismos.
4ª verdade/ princípio: SE O BUSCARES, ELE DEIXARÁ ACHAR-SE POR TI. Esse ponto é muito importante pois deixa claro que nossa busca é um dos pontos para se encontrar Deus, mas tem um que é bem mais importante: Ele deixar-se achar! Olha o que vemos em Lucas 10.21, 22:
“Naquela mesma hora, se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho, senão o Pai, nem quem é o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”
Jesus é quem nos revela o Pai! Buscamos, mas só por Jesus o homem pode se achegar a Deus. Para tanto, deve haver sincero desejo de conhecê-lo, de querer estar com Ele. Infelizmente muitos não o encontram, pois não estão interessados no que Ele tem para oferecer, UMA NOVA VIDA, BASEADA EM OBEDIÊNCIA IRRESTRITA A VONTADE DO PAI! Muitos querem o que dEle pode se extrair: paz, tranquilidade, dons, etc., mas essas coisas só nos darão um conhecimento superficial e muito incompleto de Deus!!! Jesus revelou o Pai. Hoje tenho que andar segundo a palavra para que eu possa revelar Jesus!
Por Jackson Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário